domingo, 21 de abril de 2013

Sugestões de atendimento

Deve-se desenvolver habilidades para que o aluno evite ter dificuldades:

  • Permitir o uso de calculadora e tabela de tabuada; auxílios imediatos afim de facilitar lembrar, exercitar memória;
  • Uso de caderno quadriculado. Ajuda a estimular a sequencia imediata, uso espacial;
  • Provas: elaborar questões claras e diretas;
  • Reduzir ao mínimo o número de questões. Fazer prova sozinho, sem limite de tempo e com um tutor para certificar se entendeu o que pede as questões;
  • Variar as atividades. Muitas vezes o aluno poderá fazer prova oralmente, desenvolvendo as expressões  mentalmente, e deitando para que alguém transcreva-as. Adaptar as atividades para que siga adiante com sucesso.
  • Moderar a quantidade de lição de casa. Passar exercícios repetitivos e cumulativos. Parece mecânico, mas a repetição para indivíduos com discalculia é fundamental, que de forma que aos poucos ele consiga aprender.
  • Incentivar a visualização do problema, com desenhos e depois internamente;
  • Prestar atenção no processo, os caminhos que a criança utiliza para chegar na solução. que tipo de pensamento ela usa para resolver um problema;
  • Faça aula "livre de erros", para esse aluno conhecer o sucesso;
Lembre que para uma criança com discalculia nada é óbvio como é para nós;

Matéria referente a aula do dia: 26/03/2013 
Fonte: CARMO, J. S. 2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário