domingo, 21 de abril de 2013

Discalculia, como identificar?

Quando você observar uma lentidão extrema na velocidade de trabalho do aluno. Fique atento, pois ele não deve apresentar os mecanismos necessários para resolver os problemas simples como tabuada decoradas, sequências decoradas. Então qualquer que seja o transtorno manifestado, devemos olhar 3 aspectos importantes:

  • Frequência com que ocorre. Observar várias vezes;
  • Intensidade que aquela característica se manifesta;
  • Contexto em que aqueles comportamentos ocorrem; Também controlar até que ponto esses comportamentos ocorrem. 

Outros pontos importante para identificar um aluno com discalculia:
  • Problemas com orientação espacial: não sabe posicionar os números de uma operação na folha de papel, gasta muito espaço ou faz contas apertadas num cantinho da folha;
  • Dificuldade para lidar com operações (soma, subtração, multiplicação, divisão);
  • Dificuldade de memória de curto prazo (tabuadas formuladas);
  • Não automatiza informações - memória de trabalho, armazenar e buscar o que foi ensinado;
  • Dificuldade de memória de longo prazo (esquece o que é para fazer de lição);
  • Dificuldade em lidar com grande quantidade de informações de uma só vez;
  • Confusão de símbolos ( = + - : . < > )
  • Dificuldade para entender palavras usadas na discrição de operações matemáticas como "diferença", " soma", "total", "conjunto", "casa", "raiz quadrada";
  • Tendência a transcrever números e sinais erradamente, quando desenvolvendo um exercício como uma expressão, por exemplo. Isso é devido o seu problema de sequenciação.
Alguns problemas associados com a discalculia provém das dificuldades com processamento de linguagem e sequência, característica da dislexia.

A criança com discalculia pode ser capaz de entender conceitos matemáticos de um modo bem concreto, uma vez que o pensamento lógico esta intacílo, porém tem extrema dificuldade em trabalhar com números matemáticos, símbolos, formulas e enunciados.
Ela é capaz de compreender a matemática representada simbolicamente (3+2=5), mas é incapaz de resolver "Maria tem três balas e João tem duas, quantas balas eles tem no total?"

Matéria referente a aula do dia: 26/03/2013
Fonte: CARMO, J. S, 2013. 

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