segunda-feira, 29 de abril de 2013

Habilidade Matemáticas

Senso numérico: habilidade de identificar mudanças em pequenas coleções de objetos (adição ou subtração de um objeto); comparar os tamanhos de duas coleções apresentadas simultaneamente; recordar a quantidade de objetos apresentados sucessivamente; estimar quantidades.
Subitizar: uma habilidade particular que faz parte do senso numérico; Espécies diferentes apresentam níveis de sofisticação do senso numérico.
  • Sensibilidade á mudanças na numerosidade até cerca de quatro elementos (objetos, tons). Tarefas de habituação em bebês
  • Capacidade de discriminação, de súbito, a quantidade de objetos (neste caso envolve nomeação, e portanto, envolve pratica cultural)
  • Capacidade de estimar a quantidade de elementos de uma coleção acima de cinco objetos (variáveis cruciais: tipo de elemento, distribuição espacial, espaçamento entre os elementos)
  • não é porque a pessoa é deficiente que ela não apresenta bases genéticas;
  • pode repensar a forma de ensino para essa pessoa. estimular a base filogenética.
O Senso numérico pode ser inato ou adquirido.

Correlações neurobiológicas
  • Senso numérico é uma "faculdade" encontrada em animais, bebês humanos e em diferentes idades dos humanos;
  • Independente da linguagem, mas esta possibilita representação simbólica.
  • Representações numéricas não verbais envolvem uma ampla rede cortical, sendo o córtex pré frontal e o sulco intraparietal esquerdo as estruturas-chaves;
  • os neuronios nestas áreas estão na base de fenômenos psicofisicos em animais e bebês humanos (julgamento de numerosidade e ordem)
  • habilidades não verbais estão na base das transformações qualitativas e quantitativas tão logo as crianças aprendem a relacionar tais transformações a linguagem;
  •  Aquisição de "ferramentas numéricas" (símbolos numéricos e palavras numero), regras transmitidas culturalmente e competência numérica verbal estão na base das habilidades lógicas e matemáticas complexas;
Contextos culturais diversificados para o uso de palavras numeros
Usos em contextos diferentes
- inicialmente são contextos separados que, gradualmente, tornam-se conectados: uma só palavra - numero pode estar relacionada a um ou mais contextos simultaneamente. estas diferentes relações e aquisições são tipicamente estabelecidas em um amplo período de tempo em nossa espécie e é dependente das experiências culturais.
- as habilidades numéricas e conceituais são diferentes em função das experiências culturais;

Matéria referente a aula do dia: 23/04/2013
Fonte: CARMO, J. S. 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário