segunda-feira, 29 de abril de 2013

Aprendizagem da matemática e deficiência intelectual

  • Não equivalência entre deficiência e incapacidade
  • Importância do conhecimento do repertório individual e das necessidades de adaptação curricular;
  • "Quebrar" as unidades de ensino em unidades menores;
  • Construção passo a passo de habilidades básicas;
  • Produzir recursos adaptados para o aluno;
  • Progressão gradual nos conteúdos e nas exigências;
  • Passar ao proximo tópico após ter aprendido a anterior;
  • Seguir o ritmo próprio do aluno (velocidade de processamento, tempo de execução)
  • Ajuda individualizada (professor e/ou monitores)
  • Iniciar cada encontro revendo o tópico anterior;
  • Anunciar claramente os objetivos de aprendizagem;
  • Realizar avaliações a cada encontro;
  • Finalizar cada encontro com a retomada dos tópicos principais;
  • Estar atento aos "erros" com oportunidade de ação pedagógica;
  • Reforço social é fundamental;
  • Orientação á familia: acompanhamento em casa e reuniões periódicas;
  • Orientações á comunidade escolar;
  • Uso de materiais concretos;
  • Atividades que permitam o sucesso e a aplicação a situações vivenciadas no cotidiano do aluno (generalização/ transferência de aprendizagem)
  • Desenvolvimento afetivo e desenvolvimento cognitivo: dois processos inseparáveis;
  • Afetividade - manifestar de afeto (positivo ou negativo). Na aprendizagem = afetividade assertividade (sim e o não, muito claro); Estar presente e vibrar com a aprendizagem do aluno.

Matéria referente a aula do dia: 25/04/2013
Fonte: CARMO, J. S. 2013 

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