segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ensino Tradicional, Matemáticas e Controle Aversivo

Ao pensar na escola tradicional, pensamos na relação aluno e professor.
O professor, detentor do conhecimento, cabe a ensinar e o aluno busca o saber que ele ainda não possui através do professor.
O controle aversivo ocorre através da punição ou da ameaça de punição.

O aluno, portanto, irá sentir medo do agente punidor (professor) com respeito à autoridade e ao saber do mestre é substituído por reações emocionais negativas, como:
  • Reações fisiológicas desagradáveis;
  • Sonolência ou ausência da aula, mesmo estando de corpo presente;
  • Sentimentos de fracasso; baixa auto-estima;
  • Elaboração de auto-regras limitadoras;
  • Aumento do número de erros;
  • Desenvolvimento de um quadro chamado ansiedade matemática.
  • Timidez ou isolamento excessivo;
  • Abandono da escola;
  • Agressividade exacerbada;
  • Enfrentar o professor por meio de agressão verbal ou física;

O aluno aprende e reproduz o mesmo modelo de interação vivenciado na relação com o professor ou outros agentes punitivos.

As marcas emocionais mais encontrada com relação á matemática são:
Medo, pânico e ansiedade.

A Ansiedade Matemática é caracterizada por padrões comportamentais e emocionais diferentes daqueles que caracterizam as Dificuldades de Aprendizagem, como acalculia e discalculia.
Dentre elas:
  • Reações fisiológicas desagradáveis, como: taquicardia, Sudorese, Alterações na pressão arterial, Desconforto gástrico e intestinal, Alterações no sono;
  • Respostas de fuga e esquiva, como:  Ausências freqüentes às aulas, atrasos e saídas freqüentes de sala de aula, resolver rapidamente os exercícios e provas, recusar-se a participar das atividades, adiar os estudos e realização de atividades, priorizar outras atividades e disciplinas, “Desligar-se” em sala de aula, não fazer nada durante as aulas, desistir da disciplina/abandonar a escola, agredir, adoecer em momentos cruciais (provas; dever de casa etc);
  • Respostas encobertas: auto-regras e auto-atribuições negativas;
Matéria referente a aula do dia: 09/04/2013
Fonte: CARMO, J. S. 2013





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