- Permitir o uso de calculadora e tabela de tabuada; auxílios imediatos afim de facilitar lembrar, exercitar memória;
- Uso de caderno quadriculado. Ajuda a estimular a sequencia imediata, uso espacial;
- Provas: elaborar questões claras e diretas;
- Reduzir ao mínimo o número de questões. Fazer prova sozinho, sem limite de tempo e com um tutor para certificar se entendeu o que pede as questões;
- Variar as atividades. Muitas vezes o aluno poderá fazer prova oralmente, desenvolvendo as expressões mentalmente, e deitando para que alguém transcreva-as. Adaptar as atividades para que siga adiante com sucesso.
- Moderar a quantidade de lição de casa. Passar exercícios repetitivos e cumulativos. Parece mecânico, mas a repetição para indivíduos com discalculia é fundamental, que de forma que aos poucos ele consiga aprender.
- Incentivar a visualização do problema, com desenhos e depois internamente;
- Prestar atenção no processo, os caminhos que a criança utiliza para chegar na solução. que tipo de pensamento ela usa para resolver um problema;
- Faça aula "livre de erros", para esse aluno conhecer o sucesso;
Lembre que para uma criança com discalculia nada é óbvio como é para nós;
Matéria referente a aula do dia: 26/03/2013
Fonte: CARMO, J. S. 2013
Matéria referente a aula do dia: 26/03/2013
Fonte: CARMO, J. S. 2013
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