O professor, detentor do conhecimento, cabe a ensinar e o aluno busca o saber que ele ainda não possui através do professor.
O controle aversivo ocorre através da punição ou da ameaça de punição.
O aluno, portanto, irá sentir medo do agente punidor (professor) com respeito à autoridade e ao saber do mestre é substituído por reações emocionais negativas, como:
- Reações fisiológicas desagradáveis;
- Sonolência ou ausência da aula, mesmo estando de corpo presente;
- Sentimentos de fracasso; baixa auto-estima;
- Elaboração de auto-regras limitadoras;
- Aumento do número de erros;
- Desenvolvimento de um quadro chamado ansiedade matemática.
- Timidez ou isolamento excessivo;
- Abandono da escola;
- Agressividade exacerbada;
- Enfrentar o professor por meio de agressão verbal ou física;
O aluno aprende e reproduz o mesmo modelo de interação vivenciado na relação com o professor ou outros agentes punitivos.
As marcas emocionais mais encontrada com relação á matemática são:
Medo, pânico e ansiedade.
A Ansiedade Matemática é caracterizada por padrões comportamentais e emocionais diferentes daqueles que caracterizam as Dificuldades de Aprendizagem, como acalculia e discalculia.
Dentre elas:
- Reações fisiológicas desagradáveis, como: taquicardia, Sudorese, Alterações na pressão arterial, Desconforto gástrico e intestinal, Alterações no sono;
- Respostas de fuga e esquiva, como: Ausências freqüentes às aulas, atrasos e saídas freqüentes de sala de aula, resolver rapidamente os exercícios e provas, recusar-se a participar das atividades, adiar os estudos e realização de atividades, priorizar outras atividades e disciplinas, “Desligar-se” em sala de aula, não fazer nada durante as aulas, desistir da disciplina/abandonar a escola, agredir, adoecer em momentos cruciais (provas; dever de casa etc);
- Respostas encobertas: auto-regras e auto-atribuições negativas;
Matéria referente a aula do dia: 09/04/2013
Fonte: CARMO, J. S. 2013
Fonte: CARMO, J. S. 2013
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