- Frequência com que ocorre. Observar várias vezes;
- Intensidade que aquela característica se manifesta;
- Contexto em que aqueles comportamentos ocorrem; Também controlar até que ponto esses comportamentos ocorrem.
Outros pontos importante para identificar um aluno com discalculia:
- Problemas com orientação espacial: não sabe posicionar os números de uma operação na folha de papel, gasta muito espaço ou faz contas apertadas num cantinho da folha;
- Dificuldade para lidar com operações (soma, subtração, multiplicação, divisão);
- Dificuldade de memória de curto prazo (tabuadas formuladas);
- Não automatiza informações - memória de trabalho, armazenar e buscar o que foi ensinado;
- Dificuldade de memória de longo prazo (esquece o que é para fazer de lição);
- Dificuldade em lidar com grande quantidade de informações de uma só vez;
- Confusão de símbolos ( = + - : . < > )
- Dificuldade para entender palavras usadas na discrição de operações matemáticas como "diferença", " soma", "total", "conjunto", "casa", "raiz quadrada";
- Tendência a transcrever números e sinais erradamente, quando desenvolvendo um exercício como uma expressão, por exemplo. Isso é devido o seu problema de sequenciação.
Alguns problemas associados com a discalculia provém das dificuldades com processamento de linguagem e sequência, característica da dislexia.
A criança com discalculia pode ser capaz de entender conceitos matemáticos de um modo bem concreto, uma vez que o pensamento lógico esta intacílo, porém tem extrema dificuldade em trabalhar com números matemáticos, símbolos, formulas e enunciados.
Ela é capaz de compreender a matemática representada simbolicamente (3+2=5), mas é incapaz de resolver "Maria tem três balas e João tem duas, quantas balas eles tem no total?"
Matéria referente a aula do dia: 26/03/2013
Fonte: CARMO, J. S, 2013.
Fonte: CARMO, J. S, 2013.
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