- Não equivalência entre deficiência e incapacidade
- Importância do conhecimento do repertório individual e das necessidades de adaptação curricular;
- "Quebrar" as unidades de ensino em unidades menores;
- Construção passo a passo de habilidades básicas;
- Produzir recursos adaptados para o aluno;
- Progressão gradual nos conteúdos e nas exigências;
- Passar ao proximo tópico após ter aprendido a anterior;
- Seguir o ritmo próprio do aluno (velocidade de processamento, tempo de execução)
- Ajuda individualizada (professor e/ou monitores)
- Iniciar cada encontro revendo o tópico anterior;
- Anunciar claramente os objetivos de aprendizagem;
- Realizar avaliações a cada encontro;
- Finalizar cada encontro com a retomada dos tópicos principais;
- Estar atento aos "erros" com oportunidade de ação pedagógica;
- Reforço social é fundamental;
- Orientação á familia: acompanhamento em casa e reuniões periódicas;
- Orientações á comunidade escolar;
- Uso de materiais concretos;
- Atividades que permitam o sucesso e a aplicação a situações vivenciadas no cotidiano do aluno (generalização/ transferência de aprendizagem)
- Desenvolvimento afetivo e desenvolvimento cognitivo: dois processos inseparáveis;
- Afetividade - manifestar de afeto (positivo ou negativo). Na aprendizagem = afetividade assertividade (sim e o não, muito claro); Estar presente e vibrar com a aprendizagem do aluno.
Matéria referente a aula do dia: 25/04/2013
Fonte: CARMO, J. S. 2013
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