sexta-feira, 29 de março de 2013

Introdução as dificuldades de aprendizagem da matemática


Para saber contar é necessário ter pelo menos 5 habilidades:


- sequência verbal numérica;
- relação um pra um (termo a termo), onde cada sequência numérica corresponde a um objeto;
- irrelevância da ordem (não repetir);
- cardinação (elemento importante e complexo);
- generalização (pode contar qualquer coisa);
e pode desenvolver mais adiante a capacitação de agrupar.












Por fim, as dificuldades encontradas são:
  • Aritmética. Associada aos raciocínios lógicos, perceptivos e sensoriais: formas, tamanho, dimensão e quantidade;
Dentro da Aritmética, estabelece dificuldades em:
- contar com sentido;
- estabelecer correspondência um para um;
- associar símbolos auditivos e visuais;
- aprender os sistemas cardinal e ordinal de contagem;
- identificar subconjuntos ( o que é relevante para o professor, as vezes não é para o aluno);
- conservar quantidades;
- executar operações aritméticas (sinais, passos lógicos, etc.)
- compreender os princípios de medida;
- ler mapas e gráficos;
  • Disléxicos tem dificuldades para adquirirem rapidez e fluência nos cálculos: adição, subtração, multiplicação, divisão e na tabuada, mas eles poderão ter, não obstante, boas habilidades em matemática;
  • A escrita e a matemática são linguagens representadas por símbolos que apresentam pequena ou nenhuma relação com a situação e eventos que eles descrevem. Portanto, usar uma letra ou um número representa um símbolo; 


Matéria referente a aula do dia: 21/03/2013
Fonte: CARMO, J. S. 2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário